E-mail contato: vieiraclerio06@gmail.com WhatsApp. 991958833

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Botuporã                                                                                                                                                  Por Clério Vieira DRT/SP nº 22.401

Sindicato dos Trabalhadores Rurais terá nova Presidente a partir de Janeiro

Primeira mulher a presidir o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Botuporã
 Em eleição ocorrida no último dia 26/11 foi eleita nova diretoria para o quadriênio 2018-2022 do (STR) Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Botuporã. Com posse marcada para dia 01 de janeiro de 2018, às 09:00 hs da manhã.

O pleito se deu com chapa única (Renovação e Trabalho) composta por 24 pessoas, sendo 12 homens e 12 mulheres. Elegendo Valdíria da Silva Nascimento para Presidente (agora denominado Coordenadora Geral) e Aparecido de Souza Oliveira, para a função de Vice-Presidente.

Valdíria, como é conhecida, é formada em História, ingressou na universidade através do sistema de cotas, foi bolsista integral pelo Prouni e faz Pós-Graduação em Educação no Campo. É a primeira mulher a presidir o STR ao longo de toda sua história. Tem um longo currículo de atuação junto movimentos religiosos, mora no meio rural, é mãe, foi conselheira tutelar e é Presidente da Associação dos Pequenos Produtores da  comunidade do Tigre.

O STR foi fundado em 1971, tendo atuado ao lodo do homem do campo no que diz respeito, e de forma nem sempre eficiente, na intermediação e encaminhamento de aposentadorias; atendimento odontológico; médico clínico, oculista e serviço de trator (mais recentemente). É fato público, que o Sindicato, nesses últimos tempos, não tem atuado de forma eficaz no espaço que é seu por direito, deixando a categoria que representa, (os trabalhadores e trabalhadoras rurais) descontentes e, como conseqüência, muitos acabaram desistindo de contribuir e fazer parte do Sindicato.

Atualmente o STR tem, aproximadamente, 7.000 sócios sendo que, somente 469 estão ativos e contribuem com uma taxa mensal de R$ 10,00. Destes apenas 176 compareceram e votaram no pleito do dia 26/11. O que mostra a que ponto chegou o descrédito da entidade.

Com a posse da nova diretoria, espera-se que bons tempos venham e a entidade, possa alçar novos vôos. Dando início a uma nova Era no que diz respeito ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Fazendo com que nosso município que é genuinamente agrícola, desponte no cenário regional mostrando todo seu potencial e coloque em destaque a figura do “Homem e Mulher do Campo”. Que por meio do seu trabalho alimenta o mundo, sem exageros.

Em entrevista ao nosso blog, a nova Coordenadora Geral do STR, Valdiria Nascimento destacou que suas principais metas, assim que empossada serão:                                         - resgatar os sócios;                   - firmar novas parcerias com o setor público e privado e;                                    - criar o Sindicato dos Jovens, dentro do próprio sindicato.

Uma vez que recentemente, os Sindicatos, tiveram sua estrutura modificada sendo composto não mais por Presidente, Tesoureiro etc. E sim, pelo sistema de secretarias quais sejam: Secretaria Executiva (área de atuação do Coordenador (a) Geral); Secretaria da Mulher; Secretaria do Jovem e Secretaria de Comunicação Social.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário